sexta-feira, 10 de setembro de 2010

1.6. PPP

          O Projeto Político Pedagógico desta instituição tem como objetivo organizar as suas ações envolvendo o setor administrativo, professores e demais funcionários juntamente com os alunos e comunidade para o melhor desenvolvimento educacional.
          A proposta deste projeto tem o intuito de possibilitar a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, critico e criativo. Sendo assim, cabe repensar e reestruturar as metas necessárias para atingir os objetivos traçado, uma vez que, esta Instituição de Ensino precisa superar problemas na estrutura física, no setor administrativo, deficiência na aprendizagem dos alunos, trabalho docente individualizado, falta de planejamento articulado bem como a falta de participação da família no processo educacional.
          Contudo, para se alcançar os objetivos traçados para o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico é imprescindível que este instrumento sirva para direcionar as ações que se deve perseguir para alcançá-los, pois é por meio da interação e reflexão dos objetivos e prioridades que se constrói atitudes necessárias para uma nova realidade sabendo-se que “... a escola, por seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania”, Proposta curricular,1997.
           Portanto, a nossa reflexão baseia-se principalmente na pratica pedagógica cotidiana, responsável, que nos encaminha para uma práxis compromissada com uma escola publica de qualidade.

 Missão
            Criar condições físicas e pedagógicas que possibilitem oferecer a comunidade, serviços educacionais, através de uma educação integral, que promova o desenvolvimento harmônico dos educandos nos aspectos físicos, intelectuais e sociais.

 Visão
• Visão de Mundo- A escola tem o papel fundamental no despertar da habilidade interpretativa da realidade do educando. O mundo já passou por inúmeras transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas. Isso ocorreu devido a capacidade pensante do ser humano. Com o intuito de incentivar a leitura crítica do mundo, numa visão política, pedagógica e cidadã para que através desta discussão, possa dar um passo na busca da superação da alienação.
• Visão de Sociedade- Para que a sociedade se desenvolva em méritos e favoreça o bem estar comum, a educação precisa ter prioridade para que todos que nela se ingressem tenham o direito de crescer com critícidade política e social. Pois atualmente a sociedade tem uma visão materialista, assim sendo faz-se necessário que tenha-se uma visão ampla, critica, política e ética sobre a evolução da sociedade.
Visão de Conhecimento- A escola é um lugar em que transitam indivíduos que apresentam conhecimentos diferenciados, onde os mesmos buscam aperfeiçoá-los nas trocas de experiências históricas como atuais. Possibilitando o processo de desenvolvimento do conhecimento.
• Visão da Escola- A escola preocupada com a construção do conhecimento visa a “libertação” dos educandos do estágio de alienação. Sendo o educador responsável na orientação de cidadãos críticos, autônomos e responsáveis, ou seja, verdadeiros leitores de sua realidade.

 A comunidade escolar tem como valores:

a) Valor 1; Aprender a viver

b) Valor 2; Aprender a fazer

c) Valor 3; Aprender a ser e conviver

d) Valor 4; Aprender com o passado, melhorar o presente para transformar o futuro.

 Objetivos e metas

          Os objetivos estabelecidos no PPP atual tiveram como base proporcionar a pratica consciente da cidadania, integrando os profissionais da educação, alunos, família e comunidade no contexto sócio-político –cultural -educativo vivendo e convivendo.
           Desenvolvendo no educando a autonomia e o senso critico, possibilitando a construção de novos saberes, através do resgate e construção da historia, do meio e do mundo num processo que o envolva como ser social, proporcionando condições que o torne sujeito de seu próprio desenvolvimento responsável com o grupo, consigo e comprometido com a transformação social na busca do exercício da cidadania.

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